InnovtiveCar.jpg
InnovtiveCar2.jpg
InnovtiveCar3.jpg
InnovtiveCar4.jpg
InnovtiveCar.jpg

INNOVCAR


SCROLL DOWN

INNOVCAR


NA VANGUARDA DA CONDUÇÃO AUTONÓMA

Já imaginou dois carros a comunicar entre si? Parece ficção científica, mas é o que pretendemos que aconteça com o trabalho que desenvolvemos no âmbito do INNOVCAR. Esta linha de atuação engloba 13 projetos de investigação e foca-se na inovação de interfaces homem-máquina nos carros, da qual a comunicação entre carros faz parte. Trata-se de contribuir para o desenvolvimento de carros inteligentes, capazes de captar informação sobre o mundo circundante para tornar a condução mais segura, conveniente e confortável através de câmaras, sensores e tecnologia de ponta. Isto é o futuro em direção à condução autónoma. 


P1

O futuro é da projeção de informação no para-brisas do veículo

NEXT GENERATION HEAD-UP DISPLAYS

Num futuro próximo, a condução autónoma será uma realidade e o projeto Next Generation Head-Up Displays está na linha da frente no que respeita às novas tecnologias que suportam esse futuro. O condutor desejará ter a informação sobre o que o carro está a executar projetada no para-brisas como, por exemplo, mudanças de direção, velocidade, dados do sistema de navegação, etc. Neste âmbito, surgiu a necessidade de criar novas tecnologias para o sistema Head up Display - um instrumento desenvolvido, na sua origem, para utilização em aeronaves, com objetivo de fornecer informações visuais ao piloto sem que este tenha que desviar os olhos do alvo à frente – de modo a permitir uma condução mais agradável e cómoda. 


P2

Condução autónoma – ficção ou realidade? 

AUTOMOTIVE PRECISION POSITIONING

O projeto Automotive Precision Positioning surge com o objetivo de desenvolver um sensor e novos algoritmos de posicionamento que respondam às necessidades da condução autónoma, que deverão melhorar significativamente a precisão e o tempo de respostas, comparativamente aos sistemas atuais. Neste processo, serão também desenvolvidas uma metodologia e uma plataforma de teste para estes novos sensores. 


P3

LIDAR, a visão do automóvel! 

LIGHT DETECTION AND RANGING (LIDAR) 

O projeto LIDAR aposta em contribuir para o desenvolvimento da “visão” do automóvel, ao trabalhar num sistema de monitorização baseado em detetores de laser que permitirá verificar o espaço externo que envolve o automóvel. Mesmo em condições de visibilidade precárias, será possível reconhecer a forma e a distância a que um determinado objeto, pessoa ou animal se encontra e qual o sentido e velocidade a que se movimentam. Assim, podemos dizer que os vários sensores LIDAR serão os “olhos” do automóvel. Nos nossos packs de inovação pretendemos encontrar soluções para proteger estes “olhos” das intempéries e perceber e solucionar os desafios da gestão da temperatura do sensor. 

InnovtiveCar2.jpg

4 5 6.8.9


4 5 6.8.9


P4

Sensores de tamanho reduzido?

ANGULAR POSITION SENSOR (APS)

O APS está a desenvolver uma nova geração de sensores com dimensões mais reduzidas, passíveis de serem aplicados em diferentes tipos de veículos, como por exemplo veículos de duas rodas e Off Highway Vehicles. 


P5

Privacidade sonora: cancelamento ativo do ruído

ACTIVE NOISE CANCELLATION

O automóvel do futuro pretende ser um ambiente confortável e agradável para quem o habita e a diminuição do ruído é uma condição essencial para que se possa chegar a esta realidade. Neste sentido, o projeto Active Noise Cancellation foca-se em procurar soluções que diminuam o ruído proveniente do motor e das vibrações geradas no contacto das rodas com a estrada. No futuro, esta tecnologia permitirá criar “bolhas” silenciosas ou mesmo zonas de privacidade sonora no interior dos automóveis. 


P6.8.9

No cockpit do futuro há novas possibilidades de interação com o veículo

COCKPIT OF THE FUTURE: HMI CONCEPTS AND FUNCTIONS 

A condução autónoma traz desafios empolgantes para a interface Homem-Máquina (HMI). Assumindo o carro como o terceiro espaço de vivência, a par de casa e do trabalho, o HMI ocupa um papel central nas tarefas de transição do modo de condução (manual/autónomo), esta-belecendo confiança entre o condutor e a viatura e permitindo-lhe fazer outras coisas   enquanto o veículo conduz. O projeto Cockpit Of The Future: Hmi Concepts And Functions ambiciona desenvolver os conceitos de interação e funcionalidade que fazem parte do cockpit do futuro. 

InnovtiveCar3.jpg

11 1013 12


11 1013 12


P7

Redução de acidentes rodoviários com comunicação de veículo para veículo

CAR2X COMMUNICATION 

Este projeto tem como propósito desenvolver um sistema de comunicações [veículo-para-veículo, veículo-para-infraestrutura e veículo-para-peão] que possibilite a identificação automática de situações de perigo ou de emergência, e desencadeie mecanismos de alerta. As possibilidades são imensas: prevenção de colisão entre veículos ou com pessoas, mesmo que não estejam visíveis, informação da velocidade recomendada para evitar semáforos vermelhos, informação sobre travagens bruscas, etc.


P10.13

Colaborando para a construção de veículos inteligentes

CLOUD APPLICATIONS FOR SMART CARS

O projeto Cloud Applications For Smart Cars pretende desenvolver e prototipar novos conceitos de Sistemas de Assistência Avançada do Condutor. O conceito de estilo de condução ou o perfil de condução e a qualidade do pavimento da estrada poderão fornecer informação relevante para a condução autónoma. Além disso, o projeto visa desenvolver uma metodologia de melhoria de processos de construção de softwares com objetivo de aumentar a capacidade de produção dos mesmos. 


P11

Ajuste do automóvel às alterações do piso para maior segurança

ROAD CONDITION SENSORS

Este projeto pretende criar uma nova arquitetura para sensores de condição de piso. Através da espectroscopia ótica e de um sistema pericial, pretende-se apoiar o condutor no ajuste da dinâmica de condução do veículo face a alterações da superfície do piso ou das condições ambientais. Tem como objetivo aumentar a segurança ativa do veículo, antecipando condições adversas e prevenindo a instabilidade, falta de aderência e a ocorrência de um acidente. 

InnovtiveCar4.jpg

14 27 31


14 27 31


P12

Sensores para veículos “lerem” conteúdos físicos

DRIVER MONITORING CAMERA (DMC) 2.0 

É facto que o futuro do automóvel prevê uma condução totalmente autónoma, mas até lá a condução será parcialmente automatizada, mantendo o condutor a supervisão e assumindo o controlo quando necessário. Este tipo de cooperação entre homem/máquina, que ainda não é per- feita, depende fortemente da perceção do mundo pela máquina. No setor automóvel, a perceção terá, por isso, um papel cada vez mais relevante. O DMC é uma tecnologia de sensores que tem por objetivo permitir que a máquina tenha uma compreensão mais ampla dos conteúdos físicos e da dinâmica nos lugares frontais do veículo.


P14

Menos peso, menos custos 

TOTAL PLASTIC CHASSIS 

O projeto Total Plastic Chassis pretende desenvolver um novo conceito de chassi de autorrádio 100% baseado em materiais poliméricos, para a redução de peso, garantindo a otimização dos consumos energéticos e elevada reciclabilidade, contribuindo, assim, para um futuro melhor. 


P27

Resposta às novas exigências do conforto acústico no automóvel 

NOISE REDUCTION ON SENSORS 

Desde 2009, a Bosch Braga produziu cerca de 20 milhões de sensores LWS, um produto de alta relevância no portefólio da Bosch Car Multimedia Portugal.
O projeto Noise Reduction On Sensors desenvolve soluções para eliminar o ruído mecânico proveniente da utilização destes sensores, através da aplicação de novos materiais, de novos conceitos de design e da simulação acústica durante a fase de desenvolvimento. Pretende-se, desta forma, preparar o produto para as novas exigências do conforto acústico do mercado automóvel. 


P31

Novos métodos asseguram qualidade ótica dos produtos 

OPTICAL OBJECTIVE TESTING 

Com novos produtos na vanguarda da tecnologia de Car Multimedia (Head-Up Display com realidade aumentada, projeção no para-brisas, monitorização do condutor por câmaras e interface homem-máquina pelo olhar), a qualidade passa a ser um fator imprescindível. Com base em novos processos de calibração e conceitos inovadores de medição, o projeto irá desenvolver sistemas de teste que asseguram a qualidade ótica destes produtos a 100%, de maneira objetiva. 


DRIVER MONITORING CAMARA (DMC) 1.0 

O Driver Monitoring Camara 1.0 trará o potencial do olhar para a indústria automóvel através da instalação de pequenas câmaras nos painéis de instrumentos. O carro saberá, assim, se estamos em condições para conduzir, demasiado sonolentos ou mesmo distraídos. Poderá reconhecer-nos e adaptar-se a nós. Apenas com o olhar, será possível interagir com os menus multimédia. 

P32

O seu carro saberá se tem sono


Apoio Financeiro (Número 2797): 

Investimento, 32.310.800,89 - Despesa Elegível, 29.995.556,17 - Incentivo, 17.298.257,68 - Não Reembolsável, 15.546.609,00

Braga, Portugal