ifactory.jpg
ifactory2.jpg
ifactory3.jpg
ifactory4.jpg
FOTO 5.jpg
ifactory.jpg

iFactory


SCROLL DOWN

iFactory


NA VANGUARDA DA INDÚSTRIA 4.0

O iFactory lança as bases para novos conceitos de fabricação. As equipas desdobram-se em 15 projetos de investigação que desenvolvem métodos melhorados no âmbito dos processos de fabrico de produtos. Trata-se de trabalhar novos conceitos de cálculo de indicadores, de montagem, de empacotamento, novos formatos eletrónicos de instruções, novas técnicas para o processo de soldadura e a técnica de optical bonding, por exemplo. 


P15

Redução
de custos de
industrialização

PRINTED CIRCUIT BOARD (PCB) LAYOUT ASSESSMENT TOOL

A Engenharia Simultânea é uma atividade complexa e de múltiplos desafios. O projeto PCB Layout Assessment Tool vem dar resposta a alguns deles. O objetivo da ferramenta é detetar desvios, com base nas Process Rules da divisão de CM, nas Best Practices e nos standards da IPC. A análise ao produto é realizada em fase de conceito, tendo como base os desenhos 2D e 3D. O objetivo final é a redução de custos de industrialização e de atrasos de projeto. 

 


P16

Previsão e correção de problemas

ADVANCED INTERCONNECTION FOR HIGH COMPLEXITY PCB ASSEMBLY

Como evitar defeitos de design das placas de componentes eletrónicas (PCB)? Prevendo-os atempadamente. Contudo, previsões não são fáceis, pelo que é preciso investigar e inovar. Neste sentido, o projeto Advanced Interconnection For High Complexity PCB Assembly pretende desenvolver ferramentas de simulação, de medição e novos materiais que permitirão prever, e assim diminuir o número de defeitos do design de PCB. Pretende-se criar um sistema de análise automatizado para simulações e medições de todos os produtos. 

 


P17

Melhoria nos pontos de medição de deformação dos PCB

FLEXIBLE SENSORS BASED ON PHOTONICS FOR PCB STRAIN MEASUREMENT

Atualmente, o processo de medição da deformação de PCB requer vários sensores e é limitado em termos de quantidade de sensores. Com a crescente miniaturização verificada nos PCB, a tarefa de montagem dos sensores e guiamento de fios elétricos tem-se tornado cada vez mais difícil e complexa. Com este projeto, pretende-se que a quantidade de pontos de medição de deformação deixe de ser em pontos específicos e limitados a um máximo de 16 sensores por PCB (restrição técnica). A utilização desta nova tecnologia tem como objetivo monitorizar a totalidade do PCB      (fibra ótica distribuída pelo PCB) aumentando significativamente a quantidade de pontos de medição e reduzindo a complexidade da montagem. 

ifactory2.jpg

18 19 20


18 19 20


P18

Tecnologia e displays curvos de qualidade com Optical Bonding 

OPTICAL BONDING 2nd GENERATION

O projeto Optical Bonding 2nd Generation seleciona, testa e aplica novos materiais de cura instância e novos processos de wet e dry Optical Bonding (OB) de novos displays, com o propósito de estender a tecnologia a display curvos, múltiplos e não-lineares, de aumentar a flexibilidade de produção, a qualidade e a produtividade e de desenvolver novas tecnologias OB. 


P19

Sistema informático da manutenção

COMPUTERIZED MAINTENANCE MANAGEMENT SYSTEM (CMMS)

O projeto Computerized Maintenance Management System (CMMS) tem como objetivo desenvolver um sistema informático de gestão da manutenção capaz de: (1) programar as intervenções de manutenção preventiva em função do desgaste e da produção planeada; (2) informar em tempo real os operadores sobre os trabalhos a realizar e procedimentos de execução dos equipamentos, e controlar o desempenho no decorrer da produção; (3) determinar indicadores de desempenho dos equipamentos e da linha que serão tidos em conta no planeamento da produção; (4) garantir o abastecimento de itens de substituição ou sobressalentes automaticamente; (5) dimensionar os stocks de materiais e de peças de manutenção; e (6) auxiliar no planeamento de ações de manutenção, melhoria ou calibração, das máquinas ou itens das máquinas que afetam a qualidade do produto, em função dos indicadores de desempenho calculados. 


P20

Transporte dos PCBs simplificado e seguro

NEW CONCEPTS IN FLEXIBLE PACKAGING 

A movimentação em condições de segurança, qualidade e limpeza dos PCBs é um aspecto primordial. O número de referências, quantidade de produtos a serem movimentados sofreu um aumento exponencial nos últimos anos. Atualmente, existe uma solução personalizada para cada tipo de produto, aplicável exclusivamente ao mesmo (implica elevados tempos de desenvolvimento, custos de produção, espaço de armazenamento e a manutenção de todo um sistema logístico). A perspetiva atual é que este sistema será constituído por mais de 700 referências de blisters e 40000 unidades! Este projeto pretende encontrar uma solução universal para o transporte dos produtos, que simplique o processo, possibilite o seguimento do estado das embalagens e a sua ligação aos sistemas de informação da empresa. 

ifactory3.jpg

21 22 23


21 22 23


P21

Comunicação inteligente entre ferramentas de montagem

NEW ASSEMBLY TOOLS CONCEPT

Este projeto tem como objetivos principais desenvolver um novo conceito de ferramentas de montagem que alia processos de fabrico inovadores a uma matriz standard, que incorpora uma plataforma de comunicação inteligente entre os dispositivos e o processo produtivo. Pretende-se pretende-se alcançar um novo paradigma na forma de pensamento e desenvolvimento de processos de montagem, assegurando a qualidade dos produtos Bosch. 


P22

Ferramenta de simulação para aumentar eficiência

PRODUCTION LINE SIMULATION

O projeto Production Line Simulation tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação de linhas de produção que permita aumentar a eficiência e a redução de tempos e custos de desenvolvimento e de engenharia associados a novas linhas de produção necessárias para a industrialização de novos produtos. Os modelos de simulação que se pretendem desenvolver irão permitir a produção de animações ilustrativas para fins negociais, para fins de formação de operadores de linha e para validação de tempos de execução. 


P23

Plataforma integrada de informação em tempo real dá suporte à operação logística

SMART INTERNAL SUPPLY CHAIN

Este é um projeto ambicioso que pretende melhorar o controlo de stock dos materiais, criando uma plataforma base para a automatização de transferência e movimentação da matéria-prima dentro da fábrica. É expectável que uma plataforma integrada de informação em tempo real dê suporte à operação logística, visando a melhoria sustentada ao nível do processo de gestão de recursos e de materiais. 

ifactory4.jpg

24 25 26


24 25 26


P24

De máquinas tradicionais para as máquinas autónomas

MILK RUN ROBOT 

A movimentação rápida e segura de materiais é uma responsabilidade logística. O projeto Milk Run Robot tem como principal objetivo converter máquinas convencionais de transporte em veículos autónomos, aproveitando todo o know how adquirido nos últimos anos pela Bosch. A expectativa é obter veículos híbridos, operados manual ou autonomamente, que transportarão materiais de um ponto ao outro da fábrica. No futuro, a partir de inputs de um sistema interno, o veículo detetará a necessidade e transportará autonomamente os materiais, garantindo a segurança e a qualidade dessa tarefa. 


P25

Redução de burocracia

IGPM: INTEGRATED GLOBAL PROJECT MANAGEMENT OF INDUSTRIALIZATION PROJECTS

O projeto IGMP traz uma nova abordagem na redução de burocracias, para que os colaboradores Bosch se foquem no que realmente interessa: criar valor para o cliente. O projeto alia as competências Bosch à capacidade de inovar da Universidade do Minho, não apenas nas suas áreas de conhecimento mais tradicionais: à engenharia de produção industrial, juntam-se neste projeto os campos de investigação dos sistemas de informação e das ciências da comunicação. A inovação na gestão de projetos passa não só pela sua maior adequação técnica, suportada em sistemas de informação mais e eficazes, mas conta particularmente com o contributo inovador da equipa de comunicação, pela integração de funcionalidades de social project management na gestão de projetos, bem como pela análise dos problemas de comunicação existentes para os quais é mais complexo encontrar soluções. 


P26

Método que põe a descoberto relações variáveis para otimizar a qualidade

MULTIVARIATE STATISTICAL PROCESS CONTROL IN OPTICAL PATH OF HUDs and 3D SOLDER PAST INSPECTION 

Quando a qualidade de um processo depende de um grande número de variáveis (centenas ou mesmo milhares) não é possível controlar esse processo usando milhares de cartas de controlo univariadas. O controlo estatístico de processo multivariado baseado na Análise de Componentes Principais fornece-nos uma solução para este problema sintetizando toda a informação relativa a esse grande número de variáveis em apenas duas cartas de controle elaboradas com estatísticas específicas. O método permite ainda visualizar a evolução do processo projetando uma representação de cada observação em planos que são subespaços do espaço original. É um pouco como quando representamos uma casa através das suas projeções em planta e alçados laterais e frontais. O método permite pôr a descoberto as relações que existem entre as variáveis e deduzir a melhor forma de controlar o processo para otimizar a qualidade. 

FOTO 5.jpg

28 29 30


28 29 30


P28

Gestão da qualidade e gestão da cadeia de abastecimento integradas

SUPPLY CHAIN QUALITY MANAGEMENT

Tanto a Gestão da Qualidade como a Gestão da Cadeia de Abastecimento são duas práticas que procuram melhorar o desempenho de uma empresa através dos mesmos pontos de atuação (custos, eficiência, nível de serviço, qualidade de produto/serviço e tempo de resposta). Assim, o principal objetivo deste projeto é a criação de uma ferramenta que, através da integração destas duas áreas, permita avaliar um processo quanto à sua eficácia e maturidade, salientando de uma forma clara e objetiva os processos que devem ser melhorados e, assim, aumentar o desempenho da cadeia de abastecimento da Bosch. 


P29

Sistema de apoio informático de apoio à produção

ADAPTABLE STANDARDIZED WORK AND ELECTRONIC WORK INSTRUCTIONS 

O projeto Adaptable Standardized Work And Electronic Work Instructions tem como objetivo desenvolver um sistema informático de apoio ao planeamento e controlo da produção, com base na combinação das metodologias da Instrução de Fabricação e Controlo (IFC) e do Trabalho Standard (TS), integrado com os outros sistemas informáticos da Bosch. O sistema proposto deverá seguir os princípios de Lean Thinking e incluirá funcionalidades inexistentes atualmente na Bosch em Braga. 


P30

Sistema integrado de dados para aumentar eficiência

BUSINESS INTELLIGENCE PLATFORM FOR DATA INTEGRATION

Este projeto pretende desenvolver um sistema integrado de dados que permita, através de um processo interativo, o desenvolvimento do Data Warehouse Organizacional, contribuindo para o aumento da qualidade das operações de fábrica, em termos da eficiência no acesso e qualidade da informação crítica necessária para a tomada de decisão e o envolvimento dos atores, a montante e a jusante da cadeia de valor. 


Apoio Financeiro (Número 2814): 

Investimento, 22.350.581,45 - Despesa Elegível, 19.833.431,54 - Incentivo, 11.617.444,87 - Não Reembolsável, 10.645.141,52 

Braga, Protugal